domingo, 25 de abril de 2010

Histórias dos Tinoco!

Há pouco mais de um mês, lembramos da longa história de Garrafa no Play Tennis. Hoje lembraremos das histórias de outro antigo membro da família Play Tennis, Sidney Tinoco.

Tinoco, como é mais conhecido, chegou ao Play Tennis de Moema entre 84 e 85. Passou na mão de "inúmeros mestres", como ele os chama. Só para citar alguns, Cesar Pestana, Cícero, Sergio Acunã, Marcos Matar, Osni, Fabinho, Frank e Glauco. Alguns desses já se foram há muito tempo, mas muitos ainda estão conosco.

Tinoco também se dividia entre o tênis e o squash, no qual tinha aulas com o Nestor. Ele recorda das partidas memoráveis que teve, especialmente nas duplas. Muitas foram as vezes que se juntava à turma do Garrafa para partidas de squash.

Seu carinho e prazer em estar na academia eram tão grandes que às sextas-feiras, Tinoco chegava ao meia dia e sai apenas à noite. Tirando o café da manhã, todas as outras refeições eram feitas na Imarés, obviamente sempre intercaladas com partidas de tênis e/ou squash.

Foram justamente esses sentimentos que o fizeram a levar seus filhos Felipe e Gabriel para a prática do tênis. Ambos passaram por vários dos professores citados acima. Abaixo estão algumas histórias contadas nas palavras do próprio Tinoco:

"O Felipe não deixa passar batido as boas lembranças da época das clínicas e do patrocínio da Rainha e da M2000. Da busca pelo banquinho de madeira na cor verde que ficava no corredor que levava aos fundos dos vestiários e que era o local mais legal para assistir os jogos da quadra 2. Das empadas deliciosas da Cantina e do Frank sendo jogado o tempo todo dentro da piscina."

"O Gabriel também não deixa de recordar todos os detalhes da Imarés, não dá para escrever, pois são muitos. Não posso e não devo contar as traquinagens em relação as bolas velhas e os vidros da então fábrica abandonada que posteriormente virou agência de veículos, atrás das quadras. O Gabriel rememora que sentado no banco ao lado da quadra 02 dava para ver o escritório do Cesar. Em cima do armário uma enorme coleção de latas de bola de tênis. Destaque para o modelo preto da PZM. Latas que, em quadra, serviam como garrafas de água."

Tinoco não só participou e venceu inúmeros torneios realizados no Play Tennis, como também os patrocinou através do Grupo Muralha, empresa de segurança e serviços. Ele guarda até hoje as camisetas dos torneios Pro-Al em que participou e patrocinou.

Mas sua história não está ligada apenas ao Play Tennis de Moema. Tinoco também jogou no Play Tennis de Alphaville com Glauco Pereira e posteriormente o seguiu ao Play Tennis do Morumbi. Agora que Glauco saiu das quadras para cuidar da coordenação técnica da rede, Tinoco está jogando no Play Tennis do Brooklin.

Toda essa paixão de Tinoco e seus filhos de vez em quando vem acompanhada da seguinte frase de sua esposa/mãe: "existem outras coisas além do tênis". Ela tem razão, mas é maravilhoso ter uma família, como a família Tinoco fazendo parte e escrevendo a história do Play Tennis. Obrigado por compartilhá-las conosco. Espero que daqui alguns anos tenhamos muitas mais para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário