terça-feira, 6 de abril de 2010

O Poder da Transformação!

O segundo Masters 1000 da temporada, realizado semana passada em Miami teve suas surpresas, mas me parece que seguiu um curso um pouco mais normal do que Indian Wells.

Hoje não falarei de Federer, Nadal, Murray ou Djokovic. As luzes ficaram apenas naquele que tem sido o destacado da temporada.

Eu confesso que nunca fui grande fã de Andy Roddick. Talvez minha bronca venha desde o tempo em que ele estreou no profissional. Quem lembra daquele Roddick marrento, brigão, chato, reclamão, nojentinho, mal educado? Eu lembro bem, e muitas vezes culpava seu técnico na época (acho que o nome dele era Tarik Benhabiles) por quem eu também compartilhava os mesmos sentimentos ao ver suas atitudes no players box durante as partidas.

Por anos sempre torci contra o americano, até que minha percepção começou a mudar na final de Wimbledon ano passado, quando ele fez aquela memorável partida contra Federer. Ali ele mostrou amadurecimento, não só como jogador, mas como pessoa. Durante toda a partida ele foi um gentleman, um guerreiro educado.

Assistindo algumas de suas partidas esse ano, pudemos notar que ele é um jogador diferente. O seu sempre potente saque se tornou mais colocado, mais eficiente. Seus golpes de fundo não saem todos a 300km/h, sem direção e objetivo como antigamente. Roddick está mais paciente, sabe trocar bola, colocá-la na quadra, angular e abrir espaço. No jogo contra Nadal, achei Andy paciente demais, demorou a tomar ação no jogo, mas uma hora ele percebeu, e teve recursos para mudar e virar a partida. Roddick sempre foi um bom jogador, não é a toa que chegou a #1 do mundo, mas agora me parece que ele está mais consciente. Ele possui mais recursos e sabe como usá-los.

O resultado dessa evolução está sendo mostrado a cada torneio. Andy é o jogador mais consistente do ano. Conquistou dois títulos (Brisbane e Miami), chegou a duas finais (San Jose e Indian Wells) e a duas quartas de final (Australian Open e Memphis). Ele venceu 26 partidas e perdeu apenas quatro.

Agora entraremos na temporada de quadras de saibro. Roddick possui alguns títulos pequenos da terra batida, mas acredito que com esse novo leque de opções, ele possa vir a conquistar torneios de mais destaque nesse piso.

Nunca imaginei que ficaria feliz em ver Andy Roddick vencendo um torneio. Parabéns Andy, merecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário