segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Homem do Relacionamento

Em 2010, o Play Tennis do Morumbi recebeu importantes nomes do tênis brasileiro. No começo do ano tivemos a chegada da nova equipe de treinamento competitivo com Renato Messias, Orlando Rosa e nossa ex-número um do Brasil, Carla Tiene. Chegaram também os experientes e competentes treinadores Eloy de Souza e Josué Lima. Não o bastante, por volta de três meses atrás tivemos a chegada do talentosíssimo Marcelo Saliola.

Tive a oportunidade de bater um papo bacana com Marcelo na semana passada e ele me contou um pouco de sua carreira e de seus projetos atuais.

Saliola contou que começou a jogar tênis aos cinco anos de idade incentivado pelo pai. Na época brincava uma ou duas vezes por semana. O tênis começou a ficar mais sério aos sete anos quando passou a ser treinado por Sergio Ferreira. A parceria durou três anos e foi subitamente encerrada com o falecimento de Sergio que tinha apenas 28 anos. Saliola foi então treinar com Marcelo Mayer. Já na época, ele contava com uma quantidade considerável de patrocínios. Seus resultados em quadra justificavam os investimentos. Ele ganhava tudo nas categorias de 10 e 12 anos. Foi campeão brasileiro e sul-americano e ficou com o vice-campeonato do Orange Bowl de 14 anos, torneio juvenil mais importante do mundo disputado nos EUA.

Foi nessa época que Saliola colocou seu nome na história do tênis mundial. Aos 14 anos e 3 meses, ele foi convidado a jogar o qualifying de um torneio profissional de US$50mil em Itu, o Gandine Cup. Ele não só furou o quali, como ganhou a primeira rodada da chave principal marcando seus primeiros quatro pontos no ranking da ATP, tornando-se assim o jogador mais jovem da história entrar no ranking profissional. Saliola entrou para o Guiness Book no lugar de Bjorn Borg, detentor do recorde até então de 14 anos e 8 meses. O recorde do brasileiro permanece até hoje.

Após essa façanha, Saliola começou a alternar torneios juvenis com torneios profissionais. Com 15 anos de idade conquistou o brasileiro de 18 anos batendo na final o número um do Brasil na época com um duplo 6/0. No profissional, ganhava alguns jogos e já se encontrava entre os 600 melhores do ranking.

No ano seguinte, chegou a duas semifinais de torneios de US$75mil, ganhou de Cássio Motta no ATP de Campos do Jordão e jogou torneios Challenger na Europa onde conquistou alguns títulos de duplas. Ao final da temporada já estava próximo dos 200 melhores do mundo.

Aos 17 anos ele quase não jogava mais torneios juvenis, mas o pouco que jogou, levou. Nessa época, ele foi à Havana disputar o Pan-Americano. Saiu de lá com a medalha de ouro por equipes e de bronze no individual. Nesse mesmo ano, 1991, conquistou sua vitória mais significativa no ATP de Brasília ao vencer o espanhol Emilio Sanchez que na época era 12o no ranking de simples e líder no ranking de duplas.

Um mês após essa vitória, Saliola parou de jogar. Eventualmente ele voltaria às quadras para jogar torneios de duplas onde chegou próximo de estar entre os 100 melhores do mundo. Ao mesmo tempo em que jogava, Saliola também começou a dar aulas de tênis social. Com o tempo ele migrou para o treinamento competitivo, depois começou a trabalhar com empresários.

Atualmente, Saliola trabalha o tênis relacionamento. Ele atende empresas e empresários, os colocando juntos para ampliarem negócios e fortalecerem relacionamentos. Além das aulas empresariais, Saliola participa de eventos corporativos, torneios de empresas e clínicas por todo Brasil.

Aos 36 anos, Saliola diz estar muito feliz e satisfeito com o trabalho que faz atualmente e que pretende continuá-lo nos próximos anos.

Parabéns pelo trabalho e muito sucesso!

Um comentário:

  1. Fala Tiago,
    achei vc por aqui nesse bonito trabalho que está fazendo, parabéns. Queria deixar um abraço a você e a seu pai, a quem tenho profundo carinho e respeito , pessoas muito queridas. Vamos ver se qualquer hora nos encontramos pra bater uma bolinha e jogar conversa fora,ok? Um forte abraço, Renne Bueno (play imares) renneb1@hotmail.com

    ResponderExcluir