quarta-feira, 8 de junho de 2011

Workshop Internacional de Tênis

No último final de semana enquanto os olhos do mundo estavam voltados para as finais de Roland Garros, os olhos e ouvidos de 300 treinadores estavam voltados para as 18 palestras que foram dadas no Workshop Internacional de Tênis promovido pela CBT.

O Clube Espéria recebeu nos dias 3, 4 e 5 de junho professores de todo Brasil para escutar palestras dos mais variados assuntos, de palestrantes renomados e de grande importância no mundo do tênis.

A grande atração foi o norte-americano Brad Gilbert. Em 1990, Brad chegou a 4a posição no ranking mundial, além de somar um total de 20 títulos na carreira. Mas sua fama veio mesmo como treinador. Passaram por suas mãos Andre Agassi, Andy Roddick e Andy Murray. A parceria com Agassi durou oito anos e rendeu mais de 30 títulos a Andre, incluindo seis Grand Slams. Conhecido por sua inteligência tática, Brad escreveu o best-seller "Winning Ugly", mas sem tradução para o português. Brad contou detalhes da sua carreira, falou sobre seu trabalho com Agassi, respondeu perguntas e dentro da quadra tentou passar um pouco do seu conhecimento tático.

Outro nome importante foi o de Gustavo Luza. Argentino, ele foi capitão da Copa Davis de 2002 a 2004 e treinou jogadores como Guillermo Coria e David Nalbandian. Luza deu um show dentro de quadra trazendo para os participantes excelentes dicas de treinamento. Suas palestras e exercícios práticos foram focados em táticas de ataque e defesa, treinamento de qualidade ao invés de quantidade e também falou sobre sua vivência no circuito juvenil e profissional.

O chinelo Miguel Miranda, diretor de desenvolvimento da ATP fez duas palestras muito interessantes. Uma mais teórica, mas que prendeu a atenção de todos, falando sobre resiliência no tênis. A outra, na quadra, foi sobre o trabalho com crianças e adultos iniciantes.

O técnico da Copa Davis do Brasil e ex-treinador de Thomaz Bellucci também teve uma participação importante. João Zwetsch mostrou em quadra o trabalho de pré-temporada que faz com seus atletas. Depois, João ainda falou sobre os treinamentos e viagens com atletas profissionais.

O Workshop ainda teve Sabrina Giusto, ex-tenista profissional que falou sobre a formação de atletas no tênis feminino. Mark Caldeira falando sobre a preparação física no tênis. Ricardo Takahashi e Dr. Bang palestraram sobre a fisioterapia e a medicina esportiva voltada para o tênis. Eduardo Figueiredo abordou a importância dos pais e treinadores na formação psicológica dos tenistas. Miguel Rosa, diretor da IMG Academies (Nick Boliettieri), falou sobre o gerenciamento de academias. O comentarista da Sportv, Dácio Campos, fez uma palestra bem a seu estilo irreverente, falando sobre o marketing do professor de tênis e a comunicação nos dias atuais. Foi uma excelente palestra, diga-se de passagem. E para fechar o congresso, Elson Longo mais uma vez trouxe uma palestra cheia de emoção e mensagens ao falar sobre a Teoria do Caos aplicada ao tênis.

A equipe do Play Tennis foi representada por 13 professores. Glauco Pereira, Eloy de Souza, Orlando Rosa, Weverson Leão, André Oliveira, Douglas Almeida, Osni Nery, Adriano Anjos, Edmilson Bispo, Luis Guilherme Pirani, Douglas, Deílson José dos Santos e Tiago Pestana.

Parabéns aos professores do Play Tennis que investiram bastante para participar do Workshop e ao Glauco que batalhou para levá-los. Parabéns à CBT que organizou um belo e importante evento e ao diretor de capacitação da CBT, Cesar Kist e toda sua equipe que vem fazendo um excelente trabalho para elevar o nível dos profissionais do tênis brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário