terça-feira, 14 de setembro de 2010

Talento x Dedicação

Terça-feira, dia 14, quando cheguei à Pós, fiquei surpreso pelo fato de que o assunto esportivo do dia não era futebol como de costume, mas sim, o tênis, mais especificamente a final entre Nadal e Djokovic no US Open.

Mas uma questão foi particularmente interessante e como todo papo esportivo gerou opiniões adversas. A questão em pauta foi gerada a partir do seguinte comentário: "Nossa, nunca torci tanto contra o Nadal ontem!". Fiquei atônito, afinal, já tinha visto pessoas não torcerem pelo Nadal por gostarem mais de seu adversário, mas nunca havia visto alguém torcer contra o espanhol.

Perguntei o porquê daquela torcida contraria e a resposta foi simples: "Pois não gosto de jogadores que se usam do físico para conseguir seus resultados". Ele quis dizer que não gosta de jogadores que contam com a parte física acima de todas as outras, jogadores como o Kaká que foram preparados, foi o exemplo dado. Ele disse gostar de jogadores como o Federer que joga limpo, solto, fácil. Entendi perfeitamente e é um ponto de vista interessante.

Minha resposta e meu ponto de vista sobre a questão é o seguinte:

Realmente tenho que concordar que tecnicamente não há jogador melhor do que Roger Federer. Seus golpes são perfeitos, harmoniosos, limpos, realizados sem o menor esforço. Se tem alguém que deve servir de exemplo é o suíço. No entanto, admiro jogadores que para chegar ao nível que Rafa Nadal chegou tiveram que suar a camisa. Não que o Federer não teve que batalhar duro, ele teve e muito, mas me refiro a atletas que não nasceram com o dom de Deus, o talento no mais alto estágio, como aconteceu com Federer, Safin e Rios, por exemplo. O desenvolvimento para esses três jogadores em teoria veio mais fácil. Com menos esforço eles conseguem mais resultados, pois têm um talento natural acima da média.

Rafael Nadal não pode ser considerado um jogador talentoso, mas ele sem dúvida é um jogador determinado e que não poupa esforços para evoluir. Talvez no começo de sua carreira ele fosse um jogador que se apoiava mais no físico para conseguir seus resultados, mas ele trabalhou muito nos últimos anos para se tornar um jogador muito mais completo. Tecnicamente seus movimentos continuam não sendo plasticamente belos tampouco são recomendados como é o caso de seu forehand, no entanto, são eficientes, talvez até mais do que os belos golpes de Roger Federer. Seu físico pode ter sido trabalho e melhorado no decorrer dos anos, mas pode haver uma genética por trás que o favoreça.

O circuito já recebeu tenistas com enorme talento, mas que pouco o aproveitaram como era o caso do russo Marat Safin. Em minha opinião, Safin tinha tudo para ser um dos maiores da história, mas suas prioridades eram outras. O resultado desse esforço somente mediano (se comparado a outros tenistas mais dedicados) foi "apenas" dois títulos de Grand Slam e a liderança do ranking por nove semanas. Muito pouco para alguém com seu talento e capacidade.

Por sua vez, Federer com um nível de talento parecido ao de Safin, mas com um nível de dedicação e foco muito maiores se tornou o maior tenista de todos os tempos.

Por isso que admiro tanto Rafael Nadal, pois nasceu com uma habilidade natural menor que os dois mencionados e tem alcançado conquistas extraordinárias através do trabalho e da dedicação. Meu achomentro diz que se ele tivesse o mesmo grau de comprometimento que o russo teve, ele teria ganho no máximo um Grand Slam, talvez ficasse entre os Top 10 e pararia por ai. Lógico que isso é uma grande viagem da minha parte, mas é uma opinião.

Gostaria de saber o que vocês pensam do assunto? Preferem jogadores talentosos? Admiram mais tenistas dedicados? Se Safin fosse dedicado, teria conquistado muito mais? E se Nadal não fosse dedicado, o quanto teria conquistado?

2 comentários:

  1. TIAGO, GOSTEI MUITO DO SE TEXTO. VC ESCREVEU SOBRE UMA QUESTÃO INTERESSANTE DE SER DISCUTIDA.
    TALENTO X DEDICAÇÃO: ACHO QUE, UM JOGADOR TÃO TALENTOSO COMO O FEDERER, NÃO TERIA CONQUISTADO TUDO EM SUA CARREIRA SE TB NÃO FOSSE DEDICADO. NO ENTANTO, ACREDITO TB , QUE O PRÓPRIO FEDERER DEIXOU DE GANHAR ALGUNS TORNEIOS IMPORTANTES JUSTAMENTE POR UMA CERTA FALTA DE DEDICAÇÃO, SEMPRE CONFIANDO QUE IRIA GANHAR OS PONTOS IMPORTANTES JÁ QUE É O MAIS TALENTOSO DE TODOS. TEM UM DOM DIVINO.
    EM RELAÇÃO AO NADAL, TB ACHO ELE TALENTOSO, CLARO QUE MENOS QUE O FEDERER. É O CARA QUE TEM UM TOTAL COMPROMETIMENTO AO ESPORTE. O JOGADOR COM MAIOR FORÇA MENTAL DO TÊNIS. TUDO QUE ELE CONQUISTOU É FRUTO DE SEU APROVEITAMENO MÁXIMO, O QUE O LEVOU TB A SÉRIAS CONTUSÕES. JÁ O FEDERER, POR JOGAR MUITO FÁCIL, NEM SEMPRE APROVEITA DO SEU MÁXIMO.
    ESPERO QUE MEU RESUMO NAO TENHA SIDO MAIOR QUE O SEU TEXTO..
    GRANDE ABS, CRIS.

    ResponderExcluir
  2. Talvez tenha me expressado mal ao dizer que Nadal não pode ser considerado um jogador talentoso. Ele é talentoso, mas isso não fica tão claro como fica no caso de Federer e Safin.

    Valeu pelo comentário! Excelentes argumentos!
    Abração

    ResponderExcluir