segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Mágico em seu ato final!!

Como você se sentiria se um dos maiores jogares da história do tênis, Pete Sampras, o apelidasse de, O Mágico?

O único que realmente pode responder a essa pergunta é o francês Fabrice Santoro. Foi assim que Sampras o apelidou depois de o derrotar em 2002 em Indian Wells.

Santoro com certeza não recebeu esse apelido por sua técnica. Batendo todos os golpes com as duas mãos na raquete, com exceção do saque, o francês não é um modelo a ser seguido. Sem grande potência em seus golpes, Santoro teve de desenvolver outras partes do seu jogo para vencer, essas sim que lhe renderam o apelido.

Com uma inteligência e uma visão tática fora do comum, ele consegue achar ângulos que poucos conseguem, sua variação de jogo é impressionante. Ele jamais bate uma boa igual a outra, varia um slice, com um topspin, uma deixadinha, com um lob, sobe a rede, fica no fundo. Tentar achar um padrão de jogo, ou prever sua próxima bola deve ser um grande desafio para todos seus adversários. Seu estilo de jogo "enrolador", com muitas trocas de bolas, o levou a bater o recorde do jogo mais longo da história da Era Aberta. Em Roland Garros 2004, contra o compatriota Arnaud Clement, a partida durou 6 horas e 33 minutos, divididos em dois dias de batalha. Santoro venceu com parciais de 6/4 6/3 6/7 3/6 16/14.

Atualmente Santoro é o número 54 do ranking de simples, mas sua melhor posição foi 17o, atingida em 2001. Possui 6 títulos de simples. Seus melhores resultados no entanto vieram nas duplas, onde chegou a ser 6o do mundo, e alcançou 24 títulos, entre eles, 2 Grand Slams, ambos no Australian Open, 1 Masters Cup e 3 Masters 1000. Sem contar o título de duplas mistas em Roland Garros, em parceria com Daniela Hantuchova.

Sua primeira aparição em um torneio profissional foi em 1989. De lá pra cá Santoro acumulou mais de 1500 jogos (entre simples e duplas). Ele foi o jogador que mais jogos de simples perdeu, 442, mas ainda sim, possui um saldo positivo, já que ganhou 470 partidas. Ele participou nada mais, nada menos do que 69 torneios de Grand Slams, recorde absoluto de participações, deixando para trás o recordista anterior, Andre Agassi, que possui 62. O francês venceu 17 jogadores número 1 do mundo, entre eles Sampras, Agassi, Federer, Becker, Connors, Edberg, Guga e Safin. Este último sofreu na mão do Mágico, foram 7 derrotas em 9 jogos. Certa vez Safin declarou que saber que jogaria contra Santoro, era saber que iria morrer.

Depois de 20 anos de carreira, chegou a hora de curtir os
US$10 milhões em prêmios que acumulou nesse período. Santoro fez sua última aparição em um torneio profissional de simples no dia 08/11/09, contra James Blake no Masters 1000 de Paris. Com uma derrota na primeira rodada, Santoro disse que tentou imortalizar o momento. Agora quer passar mais tempo com sua filha de 8 anos e que gostaria de ajudar jovens jogadores.

Jogador muito querido entre os tenistas e entre o público, vai deixar saudades pela atitude que tinha dentro e fora das quadras, pela garra, lições táticas e pelas bolas e pontos inacreditáveis que fez. Segue um link com jogadas incríveis de Santoro. Ele realmente merece o apelido que recebeu.

Obrigado Mágico!! Aproveite sua aposentadoria!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário