quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Relembrando Goran Ivanisevic

A ATP tem em seu site uma sessão que eu gosto muito chamada, ATP Uncovered. Semanalmente eles colocam vídeos com matérias de jogadores, torneios, estrutura dos torneios, etc. Essa semana eles colocaram um vídeo do veterano croata Goran Ivanisevic.



Resolvi fazer uma matéria sobre ele e relembrar um pouco desse grande jogador.

Goran é conhecido até hoje como um dos melhores sacadores que já existiu. Enquanto jogou era sempre o líder de aces do circuito. Seu temperamento explosivo também era bem conhecido e suas raquetes frequentemente sofriam. Mas ao mesmo tempo Goran demonstrava grande bom humor em suas brincadeiras. Procurei alguns na internet e aqui seguem os links para três deles. Ele limpando os óculos do arbitro de cadeira, posando para foto durante o jogo e ensinando o arbitro a falar seu nome.

O croata, que gostava do jogo "saque-voleio", teve como grande ambição na carreira o título de Wimbledon. Ele foi três vezes vice campeão do torneio inglês. A primeira perdeu para Andre Agassi no 5o set. em 1992. Dois anos mais tarde enfrentou outro americano na final, dessa vez Pete Sampras e foi derrotado em três sets. Em 1998 ele voltou à quadra central para enfrentar Sampras novamente. Dessa vez o jogo foi decidido 5o set em favor do americano.

Após sofrer com lesões no ombro nos anos de 1999, 2000 e início de 2001, seu ranking caiu muito e quando chegou Wimbledon de 2001 ele era apenas o 125o do ranking. Por isso foi necessário um convite da organização para que ele pudesse participar. E no que parece um roteiro de filme onde o atleta sonha e busca uma conquista mais do que tudo, por um longo tempo, mas uma série de barreiras são colocadas em sua frente e o distancia desse sonho, mas quando todos menos esperam, a perseverança vence, a volta por cima é dada e o grande triunfo é conquistado. Foi exatamente isso o que aconteceu.



Na final que mais parecia um jogo de Copa Davis contra o Australiano e especialista no jogo "saque-voleio", Patrick Rafter, Goran conquistou seu maior e mais sonhado título. Numa batalha de três horas e cinco sets disputados, ele se tornou o primeiro jogador a receber um convite e se tornar campeão. Pelo último game do jogo podemos perceber a importância que esse torneio tinha na vida de Goran e como era importante conquistá-lo. Eu me lembro de ter ficado muito feliz quando ele venceu o torneio, mesmo sendo grande fã de Rafter. Mais de 200 mil pessoas o receberam em sua cidade natal após a conquista.



Depois do título, novas contusões se sucederam e a aposentadoria foi chegando. O croata venceu 22 torneios na carreira, ganhou quase U$20 milhões, e atingiu o 2o lugar no ranking em 94.

É um grande ídolo em seu país que se tornou independente justamente durante sua carreira e suas conquistas trouxeram grande alegria e orgulho para o povo. Carregou a bandeira da Croácia por duas vezes nas aberturas das Olimpíadas de Seul e Barcelona.

Atualmente ainda é possível ver Goran em ação em alguns torneios de veteranos! Espero ainda conseguir vê-lo! Valeu Ivanisevic!

Nenhum comentário:

Postar um comentário