segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Semana devagar... para os Top!

Toda semana que segue um Grand Slam é meio devagar. Torneios acontecem, porém as grandes estrelas preferem descansar e treinar. Jogar um torneio de duas semanas, com partidas de cinco sets, e com a importância de um Grand Slam, sempre mexe mais com a parte física e mental dos jogadores. É claro que quem perde na primeira semana, pode descansar na segunda, e voltar aos torneios na semana seguinte ao GS, mas de qualquer forma os três torneios da ATP que estão começando hoje, não possuem tantos nomes de peso em suas chaves.

Fevereiro é um mês em que há uma estranha divisão de torneios. No hemisfério norte acontecem torneios indoor em quadra rápida e no hemisfério sul, principalmente na América do Sul, os torneios são realizados no saibro. Europa e EUA se dividem nos torneios de quadra rápida que servem de preparatório para os dois grandes torneios de Março que acontecem no EUA, o Masters 1000 de Indian Wells e de Miami. Já a América do Sul se encarrega de cuidar da pré temporada de saibro, visando a sequência de torneios na superfície que começam em Abril com Masters 1000 e outros menores e culminam com Roland Garros.

Essa semana teremos o ATP 250 de Johannesburg na África do Sul, onde os principais nomes são Gael Monfils e David Ferrer. O brasileiro Thiago Alves também foi se aventurar no país da Copa e entrou direto na chave principal. Ele estréia contra o Ucraniano Dolgopolov.

O ATP 250 de Zagred na Croácia é um dos disputados em quadra rápida indoor no mês e é o que tem a chave mais difícil essa semana. Nomes como Mario Cilic que defende o título do ano passado, Ivan Ljubicic, Ivo Karlovic, Jurgen Melzer, Janko Tipsarevic brigam pelo título.

Por último temos o ATP 250 de Santiago no Chile, torneio que abre a sequência na América do Sul. A estrela local, quatro vezes campeão do torneio, inclusive nos últimos dois anos, Fernando Gonzalez é o cabeça 1. Três brasileiros estão na chave principal. Thomaz Bellucci como cabeça 3, Marcos Daniel e Ricardo Mello que podem se enfrentar na segunda rodada caso vençam seus jogos de estréia. Feijão está indo bem no quali e luta por uma vaga na chave principal.

Talvez a grande notícia da semana, além do 16o título de Federer em Grand Slams, é a queda no ranking de Rafael Nadal que pela primeira vez desde Junho de 2005, está fora dos Top 3. A situação dele pode piorar ainda mais dependendo da gravidade da lesão e do tempo que ele terá de permanecer afastado. Lembrando que o primeiro semestre de 2009 foi fantástico para o espanhol. Além do título do Australian Open, Nadal defende pontos das finais em Rotterdam e Madrid, títulos em Barcelona, Indian Wells, Monte Carlo e Roma. Só ai ele tem 4.400 pontos a serem defendidos até 10 de maio. Se tirarmos esses pontos dos 7.670 que ele possui hoje, ele caíria nesse momento para a nona colocação. Espero que isso não aconteça.

Boa sorte para Nadal e para os brasileiros. As chaves dos torneios dessa semana estão na lateral do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário