domingo, 30 de maio de 2010

1a Semana em Paris

A primeira semana de Roland Garros chegou ao fim. Tivemos algumas surpresas até agora, mas nenhuma delas muito chocante.

Como era de se esperar, Rafael Nadal segue tranquilamente sua jornada. Em três jogos, não perdeu nenhum set. Seu jogo mais equilibrado foi na terceira rodada contra o ex-número 1 do mundo, Lleyton Hewitt. O australiano fez grande partida, mas não resistiu à regularidade, velocidade, mobilidade, potência e força mental de Nadal.
O próximo jogador que terá a oportunidade de desafiar a hegemonia de Rafa no saibro é o brasileiro Thomaz Bellucci. O brasileiro quase disse adeus na 2a rodada contra Pablo Andujar quando o jogo foi para o 5o set. Passado o susto e o risco de não conseguir quebrar o tabu de nunca ter avançado além da 2a rodada em Grand Slams, Bellucci conseguiu um desempenho muito mais convincente contra o experiente Ivan Ljubicic. Jogando com agressividade e sem medo, Bellucci soube aproveitar os problemas físicos do croata, e levou a vitória em três sets.
A grande pergunta é se Bellucci tem condições de enfrentar Nadal de igual para igual. Ele sem dúvida está muito mais preparado do que dois anos atrás quando se enfrentaram na 1a rodada do Grand Slam francês, mas não creio que é o suficiente para vencer. Acho que Nadal precisa estar num dia ruim e o brasileiro num dia excepcional e com a cabeça em ordem. Mas apesar de pequena as chances existem, vamos torcer. Eles jogam nessa segunda, no terceiro jogo da quadra central.

Roger Federer também segue sem problemas em busca do título e da manutenção da liderança do ranking que lhe dará mais um recorde caso chegue às semifinais. Em quatro jogos, também não perdeu nenhum set. Agora ele enfrenta o sueco Robin Soderling, que se tornou o grande nome de Roland Garros ano passado quando eliminou Rafael Nadal. Soderling segue em boa fase e pode complicar a vida do suíço.

Na parte de baixo da chave, temos duas grandes surpresas. O russo Teimuraz Gabashvili, apenas 114o do ranking que está na 4a rodada. Ele chegou até ai após eliminar Andy Roddick. Roddick teve um começo de ano brilhante com dois títulos e duas finais, mas não jogou nenhum torneio da temporada de saibro. Seu último torneio havia sido no Masters 1000 de Miami em Março. Outro nome surpreendente é Robby Ginepri. Ele já chegou a ser 15o do ranking, mas atualmente é apenas o 98o. O americano eliminou Sam Querrey na 1a rodada e Juan Carlos Ferrero na 3a. Na próxima partida desafiará Novak Djokovic que não vem fazendo um torneio convincente. Se o sérvio não jogar bem, é capaz de ter uma surpresa desagradável.
Alguns jogadores cotados a ir longe no torneio foram ficando pelo caminho. Além dos já mencionados, David Ferrer perdeu para Jurgen Melzer, Tsonga abandonou a partida hoje contra Mikhail Youzhny para tristeza da torcida francesa. Fernando Gonzalez que eliminou o brasileiro Thiago Alves na 1a rodada, foi eliminado logo em seguida por Alexandr Dolgopolov Jr. Gael Monfils também perdeu na 2a rodada para Fabio Fognini em uma partida que foi interrompida por falta de luz natural quando estavam em 5/5 no 5o set. Monfils que mal andava em quadra, ganhou uma noite de descanso, mas que não foi o suficiente. Acabou perdendo 9/7. O britânico Andy Murray acabou de ser eliminado por Tomas Berdych em três sets. Não chega a ser espantoso, afinal o saibro não é a surperfície predileta de Murray e ele também não vem em grande fase. A última derrota que considero inesperada foi a de Ernest Gulbis para o veterano francês Julien Benneteau logo na 1a rodada.

Na chave feminina, o grande vexame ficou por conta de Dinara Safina que perdeu logo na 1a rodada para Kimiko Date Krumm, japonesa de quase 40 anos. Venus Williams que chamou mais atenção pelo seu vestido, do que pelo seu jogo, perdeu hoje para Nadia Petrova. Radwanska, Azarenka e Zvonareva foram outras jogadoras que perderam para jogadoras que não eram cabeças de chave. De resto, a chave feminina vem transcorrendo sem grandes surpresas.

Falando mais um pouco de Brasil, a dupla mineira Marcelo Melo e Bruno Soares proporcionou um grande momento na chave de duplas. Eles eliminaram na 2a rodada os líderes do ranking, Bob e Mike Bryan e com isso adiaram o 62o título da dupla e recorde absoluto de títulos. Na rodada seguinte eles eliminaram os italianos Bracialli e Starace e agora pegam nas quartas de final Julian Knowle e Andy Ram, cabeças de chave #10. André Sá também está indo bem com seu novo parceiro, o australiano Stephen Huss. Eles estão na 3a rodada e enfrentam a dupla cabeça de chave #6 do torneio.

A primeira semana não foi tão empolgante. Eu particularmente não tive o privilégio de assistir nenhuma partida de tirar a chapéu. Talvez a melhor tenha sido entre Nadal e Hewitt. Mas quem sabe nessa 2a semana, com os cabeças de chave se enfrentando, teremos partidas mais equilibradas e de melhor qualidade técnica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário