sexta-feira, 21 de maio de 2010

Férias Forçadas!

Muitas pessoas têm me perguntado sobre Juan Martin Del Potro. O que aconteceu com ele? Por onde anda? E como mesmo sem jogar desde o Australian Open, ele continua em 5o lugar do ranking?

Delpo sofreu uma contusão no pulso e esperava se recuperar apenas com tratamento. Após quatro meses e pouca melhora, o argentino resolveu operar no início de maio. A cirurgia foi bem, mas vai tirar Del Potro não só de Rolando Garros e Wimblendon, como também do US Open, onde defende o título. A previsão de retorno as quadras ficou para novembro no Masters 1000 de Paris.

Mesmo com tanto tempo longe das quadras, Delpo se mantém na 5a posição do ranking desde o começo do ano. Isso é possível pois ao final do Australian Open, seu último torneio antes da contusão, ele possuía uma boa vantagem para o 6o colocado, Nikolay Davydenko que também se contundiu e não joga desde Indian Wells. Outros jogadores como Andy Roddick, Robin Soderling e Fernando Verdasco que vêm com boas atuações no ano, subiram no ranking e aumentaram seus pontos, mas a diferença ainda era muito grande.

A primeira parte do ano não foi o problema para Del Potro, pois ele possuía "apenas" 1295 pontos para defender e sua vantagem era grande o suficiente para segurar a posição. O problema passa a ser de Rolando Garros para frente. No saibro francês Delpo defende 720 pontos da semifinal, 500 pontos do título no ATP 500 de Washington, 600 pontos da final do Masters 1000 do Canadá, 2000 pontos do título no US Open, 180 pontos das quartas de final do Masters 1000 de Paris, 800 pontos pela final do ATP Finals em Londres e mais uns picados. Ou seja, ele tem um total de 4855 pontos a defender até o final do ano.

Se ele retornar no Masters 1000 de Paris em novembro, ele conseguirá defender apenas os 180 pontos desse torneio, já que não participaria do ATP Finals. Com isso ele perderia praticamente todos os 5185 pontos que possui atualmente.

Del Potro pode pedir proteção de ranking que o permitiria retornar jogando os grandes torneios mesmo tendo perdido seus pontos e estando com ranking baixo. Mas todos sabem que retornar de contusão e especialmente cirurgia não é algo que acontece tão naturalmente, o jogador fica com receio e até se soltar e pegar ritmo de jogo novamente, pode levar um tempo. Logo, acho que podemos esperar Delpo apenas para o ano que vem. Uma pena, pois estava sendo um grande prazer vê-lo jogar e soltar seus tiros para todos os lados!

Boa recuperação Delpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário