quinta-feira, 13 de maio de 2010

Caminho das Índias

Após vitória tranquila sobre o Uruguai no último final de semana pelo Zonal Americano da Copa Davis, o Brasil agora vai ao 2o país mais populoso do mundo enfrentar a Índia.

O sorteio foi bom para o Brasil. Das possibilidades que tínhamos, em teoria, a Índia é um dos mais fracos. O indiano mais bem ranqueado é Somdev Devverman, #109 do mundo. Apesar de já ter 25 anos, Devverman se tornou profissional apenas em 2008 após ter se formado pela Universidade da Virginia, nos EUA. Ele foi duas vezes campeão universitário, sendo que uma das vezes ganhou de John Isner que era jogador da Georgia. A
té hoje o indiano nunca ganhou um partida da Davis, somando três derrotas.

O jogador número dois do time indiano é uma incógnita. Na partida pelo Grupo Mundial ano passado contra a Rússia, a Índia contou com Rohan Bopanna, que é apenas o 8o melhor jogador da Índia em termos de ranking, ocupando o 490o lugar. De qualquer maneira, o 2o melhor ranqueado é apenas o 266o do mundo.

Mas a força da Índia está mesmo em sua dupla. Leander Paes e Mahesh Bhupathi, 6o e 7o do ranking respectivamente. Paes já conquistou 43 títulos de duplas, sendo 23 d
eles com Bhupathi e esteve em 30 finais. Bhupathi já foi campeão de duplas 45 vezes e esteve em outras 35 finais. Em confrontos da Davis, a parceria rendeu 24 vitórias e apenas duas derrotas. Ambos já são veteranos e estão na casa dos seus 37 anos, mas os dois estão em forma e ainda conquistando títulos importantes.

Jogar fora de casa, com torcida contra e provavelmente num piso de grama, não será uma tarefa fácil. A dupla brasileira formada por Marcelo Melo e Bruno Soares é excelente, mas terá uma missão duríssima contra Paes e Bhupathi. Precisarão de
entrosamento e que Melo acerte as mudanças que está fazendo em seu saque. O Brasil conta mesmo com que Bellucci garanta seus dois pontos para tentar buscar o terceiro em algum dos outros jogos.

Não acho que será fácil como ouvi algumas pessoas falando, mas acho que é bastante possível. Vamos repetir a dose de 1991 quando o Brasil derrotou a Índia no Clube Pinheiros, em São Paulo. Naquela época, o Brasil foi representado por Jaime Oncins, Luiz Mattar, Nelson Aerts e Fernando Roese. Vencemos por 4-1 e nossa única derrota foi nas duplas, justamente contra Leander Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário