quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

15 Vezes Roger Federer

Em Julho desse ano escrevi um post em inglês sobre o 15o título de Grand Slam de Federer e uma comparação entre o suíço e Pete Sampras. Vou transcrevê-lo para o Blog do Play Tennis, afinal um feito como esse, merece ser debatido.

"Acho que a história de Federer em Grand Slams não começou apenas com seu primeiro título em 2003 no torneio de Wimbledon, mas sim dois anos antes, na mesma grama do All England Club, quando ele apareceu para o mundo após derrotar ninguém menos do que Pete Sampras, na quadra central, pela quarta rodada. Federer venceu 7/5 no quinto set. Aquele foi o único confronto entre os dois como profissionais.

Pouco sabia o mundo que aquele jovem tenista seria o jogador que anos mais tarde quebraria o recorde de títulos de Grand Slam do mesmo Sampras, novamente na grama de Wimbledon. Parece que tudo acontece naquele solo sagrado.

Depois de Wimbledon 2003, veio o Australian Open 2004, Wimbledon 2004, US Open 2004, Wimbledon 2005, US Open 2005, Australian Open 2006, Wimbledon 2006, US Open 2006, Australian Open 2007, Wimbledon 2007, US Open 2007, US Open 2008 e justamente no ano em que todos achavam que ele estava jogando "mal", frequentemente perdendo nas semifinais ou finais, ele conseguiu o Grand Slam que estava faltando em sua prateleira, Roland Garros 2009, no qual o deixou empatado com Sampras, ambos com 14 títulos. Algumas semanas depois, veio o troféu que para a maioria, encerraria a questão de quem é o melhor jogador da história.

Eu tenho minha opinião a respeito. Colocando números e estatísticas de lado, é realmente difícil dizer e não gosto de apontar o melhor, pois eles jogaram em épocas diferentes e enfrentaram adversários diferentes.

Acredito que Sampras enfrentou oponentes muito melhores durante seus anos como profissional. No começo de sua carreira, ele teve pela frente Boris Becker, Stephen Edberg e Ivan Lendl. Durante boa parte da carreira teve de enfrentar Andre Agassi, Michael Chang, Jim Courier, Goran Ivanisevic, Yevgeny Kafelnikov, Sergi Brugera, Thomas Muster, Richard Krajicek, Todd Martin, Patrick Rafter, Thomas Enqvist, Alex Corretja, Wayne Ferreira, Marcelo Rios, Gustavo Kuerten, Tim Henman, Marat Safin, Lleyton Hewitt, Juan Carlos Ferreiro, Carlos Moya, Petr Korda, Magnus Norman, e isso só para citar alguns. Sampras perdeu o posto de número 1 do mundo para dez jogadores diferentes da primeira vez que ele assumiu a posição, até sua aposentadoria. Até o momento Federer perdeu para apenas um, Rafael Nadal.

Quem são os oponentes de Federer realmente perigosos? Alguns dos jogadores que desafiaram Sampras ainda estão jogando, mas não mais no auge de suas capacidades, como Hewitt, Ferrero, Haas, Safin que se aposentou esse ano, Moya no começinho da carreira de Federer, e até mesmo Agassi que também já se aposentou. Uma vez que Federer subiu ao topo do ranking, o jogador que realmente o superou, foi Nadal. Alguns deram certo trabalho como David Nalbandian, Nikolay Davydenko, Ivan Ljubicic, Guillermo Coria que não durou muito, Fernando Gonzalez, David Ferrer, e mais recentemente Novak Djokovic, Andy Murray que tem um saldo positivo nos confrontos diretos contra Federer, 6-4, Juan Martin Del Potro que venceu as últimas duas, mas perdeu as seis primeiras, e talvez Andy Roddick que é um bom jogador, mas perdeu 19 de 21 jogos contra o suíço.

Então pergunto, como podemos comparar algo assim? O tênis de hoje, está realmente cheio de grandes nomes, jogadores excepcionais que serão lembrados tão bem quanto os que listei durante a carreira de Sampras? Ou será que Federer é realmente tão melhor que ele teria dominado o circuito mesmo jogando no período de Sampras?

Bem, acredito que ele seria fantástico em qualquer período que jogasse. Ele é talentoso, atlético, inteligente, tem todos os golpes (até mais completo tecnicamente do que Sampras), mas não creio que venceria 12 ou 11 torneios em um ano, não quebraria o recorde de Grand Slams com "tanta facilidade" como fez (Sampras levou 12 anos para ganhar seus 14 títulos, Federer o fez em metade do tempo) e também não seria número um do mundo por 237 semanas consecutivas como foi. Também acredito que se ambos tivessem jogado na mesma época, nem Sampras, nem Federer teriam 14 e 15 títulos de Grand Slam respectivamente, isso porque eles dividiriam esses títulos entre eles.

Com tudo isso dito, continuo achando que essas conquistas são fenomenais. Ele quebrou muitos recordes até o momento e têm mais alguns ainda por quebrar, mas mesmo que ele decida parar de jogar hoje, ele fez mais do que a maioria poderia sonhar. Quando Sampras se aposentou, nunca imaginei que o próximo grande jogador da história surgiria tão rapidamente.

Bom, vamos esperar e ver onde os números finais de Federer irão chegar e onde ele fixará a barra para que os futuros jogadores possam tentar superá-lo. Será que algum dia esses recordes serão quebrados? Quanto tempo irão durar? O de Sampras não durou muito, apenas sete anos.

Parabéns ao Federer. E em relação ao Sampras, digo que a realização de Federer de forma nenhuma tira o brilhantismo de sua carreira, pelo contrário, sua carreira é que fez com que a
carreira de Federer fosse ainda mais impressionante."

Aproveito que estamos falando disso para colocar um comercial feito pela Nike em celebração aos 15 títulos de Roger Federer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário