segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mauresmo também se despede!

O tênis mundial ficou carente de mais uma estrela, mas dessa vez no circuito feminino. Após as aposentadorias de Safin e Santoro no circuito masculino, foi a vez de Amélie Mauresmo pendurar as raquetes.

A francesa de 30 anos, decidiu jogar tênis aos 4 anos ao ver pela TV Yannic Noah conquistar Roland Garros em 1983. Iniciou sua carreira profissional em 1993 jogando
pequenos torneios da ITF na França. Em 1998 começou a mostrar seu jogo no Aberto da Alemanha, quando furou o qualifying, derrotou Lindsey Davenport e Jana Novotina, ambas estavam entre as três melhores do ranking na época, antes de perder na final para Conchita Martinez. Mas ela realmente apareceu para o mundo em 1999, quando chegou a final do Australian Open perdendo para Martina Hingis na final. Nessa época Mauresmo era a 29a no ranking.

A partir dai ela foi crescendo e fixou seu nome como uma das melhores jogadoras do mundo. Com uma belíssima esquerda de uma mão, golpes potentes e jogo de rede muito superior as outras tenistas, Mauresmo terminou entre as 10 melhores no ranking de 1999 a 2006. Foi em 2004 que ela teve sua grande conquista até então, tornando-se a primeira tenista franc
esa (entre homens e mulheres) a liderar o ranking. Nem mesmo a mais famosa das tenistas francesas, Mary Pierce (dois títulos de Grand Slam e quatro vices), conseguiu tal façanha. Nesse ano ela permaneceu cinco semanas no topo e ainda conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas.

Mas o grande ano de Mauresmo ainda estava por vir. Em 2006 que ela conquistou seus
dois Grand Slams, Australian Open e Wimbledon, além de permanecer por mais 34 semanas na liderança do ranking da WTA. O ano seguinte foi marcado por cirurgias e contusões que a tiraram das quadras por alguns meses. Desde então seu rendimento começou a cair, bem como seu ranking. A idéia de parar foi crescendo e ao final de 2009, ela decidiu se retirar das quadras no momento em que ocupava a 21a posição no ranking da WTA.

Mauresmo declarou que para brilhar no circuito é necessário muito esforç
o e dedicação, mas que ela não queria mais ter essa dedicação. Disse também que estava cansada de treinar, mas que sentiria falta de tudo o que passou e que teve experiências maravilhosas. Diz-se também muito feliz e satisfeita com todas suas conquistas.

Durante sua carreira Amélie Mauresmo conquistou 25 títulos de simples e 3 de duplas. Além dos dois Grand Slams, ela também ganhou a Fed Cup (Copa Davis feminina) em 2003 e o Masters em 2005. Foram 545 vitórias e 227 derrotas. Embolsou em premiação US$15 milhões. Seu último título veio em Fevereiro desse ano em Paris onde venceu duas top 5, Elena Dementieva e Jelena Jankovic.

A França perde mais um ídolo e o tênis perde mais uma estrela! Parabéns Amélie por sua carreira! Aproveite sua aposentadoria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário