domingo, 6 de dezembro de 2009

Espanha Campeã da Copa Davis 2009!

A principal competição entre países no tênis completou esse ano 109 anos. Mas nesses anos todos, a Espanha apareceu mesmo nos últimos nove. Em 2000 o país conquistou seu primeiro título. De lá pra cá foram mais três, em 2004, 2008 e 2009, sendo o maior vencedor da competição nessa década.

Em 2009, os países que disputaram o Grupo Mundial da Davis, principal divisão da competição, foram: Argentina, Holanda, France, Republica Checa, Estados Unidos, Suíça, Croácia, Chile, Israel, Suécia, Romênia, Rússia, Áustria, Alemanha, Servia e Espanha.

Para chegar ao quarto título, a Espanha venceu a Servia por 4x1; a Alemanha por 3x2, confronto esse que foi decidido apenas no quinto jogo com uma vitória de Juan Carlos Ferrero em cima de Andreas Beck; Israel por 4x1 e na final atropelou a República Checa por 5x0.

A Espanha conta com jogadores muito fortes, tendo atualmente 12 entre os 100 melhores do mundo. Durante a competição, a Espanha teve em quadra, Rafael Nadal, segundo do ranking; Fernando Verdasco, 9o; Tommy Robredo, 16o; David Ferrer, 17o; Juan Carlos Ferrero, 26o e Feliciano Lopez, 47o. As duas melhores performances no time espanhol esse ano foram de Ferrer e Nadal. O primeiro venceu as seis partidas que disputou e o segundo as quatro que disputou. Liderando esse time de feras está o capitão Albert Costa, que já foi 6o do mundo, possui 12 títulos como profissional, todos conquistados no saibro, entre eles Roland Garros em 2002.

A vice campeã República Checa é basicamente um time de dois jogadores apenas. Radek Stepanek e Tomas Berdych. Apesar dos seus 31 anos, Stepanek ainda está em grande forma, ocupa o 12o lugar no ranking e teve uma boa temporada. Ele colocou toda sua experiência ao lado da juventude de Berdych, de 24 anos e atual 20o do ranking para chegar a final. A Republica Checa possui apenas um título, em 1980, quando ainda jogava como Tchecoslováquia.

A grande surpresa desse ano foi o time de Israel. Sem contar com nenhum jogador de expressão, chegou às semifinais eliminando a Suécia na primeira rodada e a Rússia na segunda. Dudi Sela é atualmente o mais bem colocado no ranking de simples em 43o. Depois vem Harel Levy apenas em 119o. Já nas duplas, Israel tem a experiência de Andy Ram, atual 9o colocado no ranking de duplas. Mas mesmo assim isso não justificaria essa tremenda campanha. De qualquer forma estão de parabéns.

A Suíça que conta com dois grandes jogadores, Roger Federer e Stanislas Wawrinka, atuais 1o e 21o do ranking respectivamente, não passaram da primeira rodada, perdendo para os EUA. Mas isso porque Federer foi desfalque e deixou a responsabilidade para Wawrinka, que até venceu o primeiro jogo contra James Blake, e poderia ter levado o confronto para o quinto jogo se tivesse derrotado Andy Roddick na quarta partida.

O Brasil esteve mais uma vez próximo de voltar ao Grupo Mundial, para isso teria de vencer o Equador nos playoffs do Grupo Mundial, mas infelizmente foi derrotado pelos irmãos Nicolas e Giovanni Lapentti, 4x1 foi o resultado final do confronto. Com isso, o Brasil não vai a principal divisão da Copa Davis desde 2003. Esse é o quarto ano seguido que o Brasil bate na trave e perde nos playoffs. O melhor resultado do país até hoje foram duas semifinais, uma em 1992, onde foi eliminado pela Suíça e outra em 2000, quando perdeu para Austrália.

Parabéns a Espanha pelo título! E que a conquista também tenha servido para recuperar a confiança de Nadal e Verdasco que saíram abalados do ATP Finals após a péssima campanha de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário