terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Davydenko Coroado!

Na última semana, os oito melhores tenistas do mundo, batalharam em Londres, no ATP Finals, para ver quem levaria o torneio onde apenas os melhores do ano podem participar.

O torneio que contou com Federer, Nadal, Djokovic, Murray, Del Potro, Davydenko, Verdasco e Soderling foi muito disputado. Dos 15 jogos que aconteceram, dez foram decididos terceiro set e dez tie-breaks foram disputados.

O equilíbrio foi tanto, que em ambos os grupos, três jogares empataram no número de vitórias e derrotas (2-1) e as vagas para as semifinais tiveram que ser definidas pelos critérios de desempate. O primeiro critério é pelo saldo de sets e o segundo é pelo saldo de games. No Grupo A, foi necessário utilizar o segundo critério, já que Federer, Del Potro e Murray estavam empatados com saldo de um set positivo para cada um.

Surpresas também não faltaram. Difícil dizer até qual delas foi a maior.

Talvez Rafael Nadal. Atual número 2 do mundo teve uma atuação muito abaixo do esperado, não vencendo um set sequer. Ele que teve um início de temporada muito forte, sofreu de contusões a partir de Roland Garros e teve um final muito apagado. Uma pena, pois quando se trata de Nadal, muito é esperado.

Talvez Novak Djokovic, que vinha tendo um final de ano brilhante, com títulos nas semanas que antecederam ao ATP Finals, não chegou nem a passar para as semifinais. Djokovic que era o meu palpite para vencer a competição.

Um que foi mais decepção do que surpresa foi Andy Murray. O britânico que jogava em casa, e tinha total apoio da torcida, venceu Del Potro e Verdasco, mas caiu diante de Federer, ficou de fora das semifinais no desempate no saldo de games. Murray foi o jogador que mais conquistou títulos em 2009, seis no total.

E como última surpresa negativa, o suíço Roger Federer. Ele começou bem, vencendo Verdasco e Murray. Com essas vitórias e a péssima campanha de Nadal, Federer assegurou o primeiro lugar no ranking pelo resto da temporada, terminando como primeiro pela 5a vez. Mesmo com a derrota para Del Potro no último jogo da classificação, ficou em primeiro do grupo. Na semifinal, Federer perdeu para Davydenko, jogador no qual havia vencido nos 12 confrontos que disputaram no circuito profissional.

Del Potro considero como uma pequena surpresa positiva. Ele sem dúvida teve um grande ano e é um grande jogador, mas depois do US Open, seu rendimento caiu bastante. Após conquistar o título em Nova Iorque, ele teve 3 derrotas e apenas 2 vitórias. Por isso não esperava muito dele no ATP Finals. Nesse torneio venceu Verdasco e Federer na fase de grupos e Soderling nas semifinais e perdendo apenas para Davydenko na final.

Falar de surpresas positivas num torneio onde só jogam feras, é difícil., afinal todos são acima da média e podem ganhar. Mas Robin Soderling é uma delas. Profissional desde 2001, esse foi de fato o grande ano do sueco. Com atuações constantes ao longo da temporada e vitórias importantes, ele chegou a Londres como substituto de Andy Roddick e muito motivado. Com suas bolas pesadas de fundo de quadra, ele venceu Nadal e Djokovic na fase de grupos. Classificou-se em primeiro, mesmo com a derrota para Davydenko no último jogo. Já nas semifinais, fez um jogo muito equilibrado contra Del Potro, perdendo 6/7 6/3 7/6.



Mas o grande dono da festa foi mesmo o ucraniano, naturalizado russo, Nikolay Davydenko, 28 anos, profissional desde 1999. Em sua 5a aparição no torneio, Davydenko conseguiu sua consagração ao vencer o maior título de sua carreira. Jogador muito consistente de fundo de quadra, possui grande movimentação de pernas e é bastante inteligente taticamente. Tem como melhores resultados três títulos de Masters 1000 dentre os 19 que conquistou na carreira profissional. Adicionou US$1.5 milhões a sua conta bancaria, somando um total de mais de US$13 milhões na carreira. É o primeiro russo a levantar o troféu do ATP Finals. Para chegar a tal conquista, Davydenko derrotou os vencedores de todos os Grand Slams do ano, Nadal (Australian Open), Federer (Roland Garros e Wimbledon) e Del Potro (US Open). Para Davydenko essa é uma grande volta por cima após ter sido acusado no envolvimento em escândalos de manipulação de resultados em 2007. Nada foi provado e as acusações foram retiradas.

Talvez não tenha sido o final que a maioria esperava ou torcia, afinal Davydenko não possui um grande carisma, tampouco um belo jogo, mas sem dúvida foi um grande final. Parabéns Davydenko!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário