domingo, 28 de março de 2010

A Dura Tarefa de Vencer!

Ganhar semana após semana, torneio após torneio, jogo após jogo. Essa é a meta de cada tenista ao longo do ano no circuito profissional de tênis. Superar os adversários e superar a si mesmo. Esquecer o cansaço, a dor, a saudades de casa, dos amigos e da família. Ignorar as viagens, o faz e desfaz de malas, os eventos com patrocinadores e fãs, a pressão. A constante busca pela evolução técnica, tática, física e mental.

Juntar todos esses elementos, canalizá-los positivamente e vencer. Essa é uma tarefa realmente difícil e estamos vendo isso nos dois primeiros Masters 1000 da temporada. Ivan Ljubicic que jamais havia vencido um e vinha com resultados modestos nos últimos tempos, conquistou o torneio de Indian Wells na semana passada. Após a brilhante campanha, chegou a Miami em alta, porém sucumbiu logo no primeiro jogo para Benjamin Becker.

Djokovic que é o atual número dois do mundo, já conquistou um título esse ano, e apesar da instabilidade que vem demonstrando durante as partidas é sempre considerado como um dos principais favoritos. Em Indian Wells perdeu para Ljubicic e em Miami caiu logo na estréia contra o pequenino Olivier Rochus.

O britânico Andy Murray, campeão em Miami ano passado era o grande favorito contra Mardy Fish em seu primeiro jogo. O americano não achou assim e surpreendeu. Assim como fez Marcos Baghdatis contra Roger Federer em Indian Wells.

As surpresas foram muitas em Indian Wells e já começaram chocantes em Miami. Isso mostra como o circuito demanda dos jogadores e como é difícil manter um alto nível sucessivamente ao longo do ano e principalmente ao longo de uma carreira. Isso que não estou nem me referindo as contusões.

Mostra também como o tênis é equilibrado. Logicamente sempre teremos os favoritos, mas mesmo jogadores com rankings mais baixos e sem nomes fortemente estabelecidos podem trazer o melhor de seus jogos para quadra e surpreender jogadores consagrados.

Por isso temos que valorizar e muito àqueles que conseguem se manter entre os melhores anos a fio e os que conseguem vencer torneios em semanas consecutivas.

Vamos ver quais serão as próximas surpresas desse torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário