segunda-feira, 1 de março de 2010

E vai começar a Davis 2010!

A Copa Davis de 2010 já começou cercada de intrigas. Como todo ano há sempre a velha discussão de que a Davis é muito desgastante e acaba com muitos jogadores do topo do ranking não integrando o time de seus países. Mas em 2010 o ano mal tinha começado e já se falava em Copa Davis, ou melhor, num substituto para ela. Foi sugerida a Copa do Mundo, uma competição com 32 países disputando um uma única semana. Não é esse ano que isso vai acontecer, e por enquanto continuaremos da mesma forma que dos últimos 110 anos.

Serão oito confrontos na primeira rodada do Grupo Mundial.

- Espanha vs Suíça em Logrodo na Espanha (Saibro Indoor)
- Alemanha vs França em Toulon na França (Rápida Indoor)
- Rússia vs Índia em Moscou na Rússia (Rápida Indoor)
- Argentina vs Suécia em Estocolmo na Suécia (Rápida Indoor)
- Equador vs Croácia em Varazdin na Croácia (Rápida Indoor)
- Sérvia vs Estados Unidos em Belgrado na Sérvia (Saibro Indoor)
- Chile vs Israel em Coquimbo no Chile (Saibro)
- Bélgica vs República Checa em Bree na Bélgica (Saibro Indoor)

Espanha e Suíça tinha tudo para ser o confronto mais interessante da rodada. Com a ausência de Nadal e Federer, além de Verdasco e agora Ferrero, o encontro perdeu um pouco o brilho. A Espanha se tornou favorita, afinal tem um esquadrão forte e conta com 12 jogadores entre 100 melhores, nove deles entre os 50. Já a Suíça sobrou com Wawrinka que é um bom jogador, mas não tem condições de carregar Chiudinelli nas costas. A Espanha vem de Ferrer, Robredo e Almagro para jogar em casa, no saibro. (4-1 Espanha)

Entre França e Alemanha, o favoritismo vai para os franceses que contam o 11o e 13o do ranking, Tsonga e Monfils. Já os alemães têm em seu time Philipp Kohlschreiber e Benjamin Becker, atuais 28o e 40o do mundo. Tommy Haas, número 1 da Alemanha vai desfalcar a equipe, mas com base no seu desempenho esse ano, não fará tanta falta assim. (4-1 França)

O confronto Rússia e Índia deve ser o mais tranquilo dessa rodada. Rússia que joga em casa vem com Davydenko e Youzhny, dois jogadores fortíssimos e em excelente fase. Já a Índia não tem um jogador sequer entre os 100 primeiros do mundo. O mais bem ranqueado é Somdev Devvarman, número 143. Um milagre já estarem no Grupo Mundial. (5-0 Rússia)

Entre Suécia e Argentina, ficaria com os hermanos, mesmo sem Del Potro e Nalbandian. Mas depois da desistência de Juan Monaco, o time sul-americano vai contar apenas com Horacio Zeballos, Eduardo Schwank e Leonardo Mayer. O time europeu tem Robin Soderling, mas é basicamente isso. O segundo melhor ranqueado é Andreas Vinciguerra, e ele vem apenas na 236a posição. Com essas desistências, ficou mais difícil opinar, mas na média, acho o time argentino mais forte, mesmo jogando na quadra rápida. (3-2 Argentina)

Os irmãos Lapentti fizeram o Brasil passar vergonha em plenas terras tupiniquins ano passado, mas acho que vai ficar nisso. Contra a Croácia que conta com Cilic e Karlovic, na casa deles e numa quadra rápida indoor, acho que os equatorianos não têm muita chance. Uma pena, pois foi justamente a Copa Davis que segurou a aposentadoria de Nicolas Lapentti. Sem ela, é capaz do ex-número 6 do mundo pendurar as raquetes. (5-0 Croácia)

Os EUA vão sem Andy Roddick para o confronto contra a Sérvia em Belgadro. Mas terão Querrey, Isner e irmãos Bryan que essa semana chegaram à vitória de número 600 da dupla. Todos vêm de bons resultados, mas não creio que serão páreos para Djokovic e Victor Troicki, especialmente porque estarão jogando no saibro. Mas é difícil dizer. Djokovic ganhou em Dubai, mas sofreu bastante e chamou atendimento médico na final. Esse pra mim é o confronto mais complicado de opinar. (3-2 Sérvia)

O Chile sofreu pra convencer sua estrela a jogar. Gonzalez queria por que queria muito dinheiro. Eles chegaram a um acordo dando assim o favoritismo para o time sul-americano. Seu parceiro será Nicolas Massú, que já foi bom, mas atualmente não assusta muito. O time Israelense vem com Dudi Sela, 64o do mundo e Harel Levy que já chegou a ser 30o do ranking, mas se não estou enganado sofreu com algumas contusões e hoje figura em 128. A disputa foi colocada em dúvida devido o terremoto que abalou o Chile, mas a Federação Chilena e Internacional confirmaram o confronto. (4-1 Chile)

Por último, temos a Bélgica dos irmãos Rochus e do talentoso Xavier Malisse, mas que dificilmente conseguirá superar a República Checa de Tomas Berdych e Radek Stepanek mesmo jogando fora de casa. (4-1 República Checa).

Minhas opiniões foram colocadas, agora quero saber os seus palpites para a 1a rodada da Copa Davis? Quem avança para as quartas de final? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário