segunda-feira, 22 de março de 2010

Zebras e Bruxas

As bruxas visitaram Indian Wells essa semana e elas chegaram montadas em zebras! O primeiro Masters 1000 do ano, realizado na Califórnia, foi marcado por resultados pouco prováveis.

Antes do torneio iniciar, era difícil saber quais as reais condições dos sempre favoritos Federer e Nadal. Federer que não jogava desde o Australian Open e vinha de uma infecção pulmonar. Nadal também era uma incógnita, já que se recuperava de uma lesão no joelho e também não jogava desde o primeiro Grand Slam do ano. Mas mesmo sem saber, apostar contra os dois é sempre muito difícil.

Federer não foi longe e caiu logo na 3a rodada. Ver o suíço perder é sempre surpreendente, mas seu adversário não pode ser considerado uma surpresa. O cipriota Marcos Baghdatis é um grande jogador, de muito talento e carisma, mas que no entanto sofre com muitas contusões. Ele está recuperando a forma e fez um jogo belíssimo vencido nos detalhes. Apenas um adendo, Baghdatis foi eliminado na rodada seguinte por Tommy Robredo.

Nadal foi bem melhor e chegou à semifinal, perdendo para o ex-número 3 do mundo, Ivan Ljubicic, mas que já vinha em fase decadente aos 31 anos, sem bons resultados nos últimos tempos. Ljubicic também eliminou outro favorito e atual número 2 do mundo, Novak Djokovic. O potente saque e a bela esquerda do croata funcionaram tão bem em Indian Wells que o dono da casa, Andy Roddick, nem com toda torcida a favor conseguiu evitar o primeiro título de Ivan em Masters 1000. Mostrando toda sua experiência, unindo a potência dos seus golpes com precisão e paciência nos momentos necessários, o croata venceu um belo jogo decidido em dois tie-brakes. Quem poderia imaginar Ljubicic campeão?

E as zebras não param por ai, o torneio inteiro foi recheado delas como a derrota de Stepanek para Dudi Sela na 2a rodada. Monfils também disse adeus na 2a rodada perdendo para Simon Greul, assim como Tipsarevic derrotado por Thiemo De Bakker, Cilic que caiu diante de Garcia Lopez e Gilles Simon que perdeu para o argentino Brian Dabul. David Ferrer também não passou da 2a rodada, perdeu para James Blake. O resultado em si não é tão surpreendente, afinal Blake é um excelente jogador, mas é sempre muito instável e não vem apresentando grandes resultados já faz um tempo.



Vimos Davydenko abandonar o torneio depois de sua vitória na 2a rodada devido contusão no pulso. Assistimos Verdasco em uma noite muito pouco inspirada levar um pneu de Berdych e cair com facilidade em dois sets. O espanhol Juan Carlos Ferrero, após brilhante temporada de saibro, caiu na 3a rodada diante de Juan Monaco que acabou chegando às quartas de final.

Os brasileiros não foram muito bem. O resultado que merece mais destaque foi o de Ricardo Mello. O campineiro furou o quali e passou pela 1a rodada ao derrotar Horacio Zeballos. A derrota veio logo em seguida contra Albert Montanes. Thiago Alves também furou o quali, mas perdeu na partida de estréia contra o experiente Rainer Schuettler. Marcos Daniel entrou direto na chave, mas continua em má fase, perdeu na estréia para Thiemo De Bakker.

A maior decepção veio por conta de Thomaz Bellucci. Ele saiu como cabeça de chave e não precisou jogar a 1a rodada. Na 2a partida enfrentaria Carlos Moya, mas o espanhol nem entrou em quadra, o que deu ao brasileiro passagem livre. Com a derrota de Cilic, seu adversário mais provável na 3a rodada, a chave se abriu para Bellucci que era franco favorito para derrotar Garcia Lopez e eventualmente Juan Monaco nas oitavas, o que daria a chance dele enfrentar Ljubicic nas quartas. Mas depois de um belo primeiro set, Bellucci apagou e abriu a porta para a virada do espanhol.

Apesar da derrota na simples, a semana ainda não havia acabado para Nadal que quis compensar nas duplas e surpreendeu positivamente, não deixando a semana passar em branco. Ele venceu o torneio em parceria com Marc López derrotando o especialista em duplas Daniel Nestor e seu parceiro Nenad Zimonjic. Esse é o 6o título de duplas de Nadal.

No feminino vimos Jelena Jankovic voltar a boa forma e conquistar um grande torneio depois de tantos desempenhos abaixo de seu potencial. Ela venceu Caroline Wozniacki na final . Curioso foi ver Jankovic tentando levantar o pesadíssimo troféu sem sucesso.

Essa semana começa o Masters 1000 de Miami. Fiquem atentos, será que as bruxas e as zebras estarão à solta novamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário