segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Domínio Belga!

A primeira semana no circuito profissional feminino foi marcado pelo domínio belga! No ATP de Auckland, a belga Yanina Wickmayer, de 20 anos, atual 16a do mundo, conquistou seu terceiro título na carreira ao derrotar a favorita, e cabeça de chave número 1, Flavia Pennetta.

Mas esse certamente não foi o destaque da semana, talvez apenas uma coincidência. As grandes atrações e os olhos do mundo estavam voltados para o WTA de Brisbane.

Kim Clijsters já havia surpreendido o mundo ano passado ao ganhar o US Open. Já Justine Henin fazia seu retorno oficial às quadras após um ano e meio afastada. As duas belgas estavam em lados opostos na chave, e só poderiam se encontrar na final. E foi o que aconteceu. Clijsters pegou uma chave mais fácil, sem grandes adversárias. Mas Henin teve alguns testes difíceis, principalmente para quem estava parada há tanto tempo. Logo na primeira rodada enfrentou a cabeça de chave 2, Nadia Petrova. Ganhou com um duplo 7/5. Na terceira rodada, pegou a não muito conhecida, Melinda Czink, cabeça 7, e com certo sofrimento venceu no tie-break do terceiro set. Nas semifinais um confronto muito esperado com a cabeça 3, Ana Ivanovic. A sérvia não jogou muito tênis em 2009, mas não deixa de ser um nome forte, mas pelo jeito não forte o suficiente para Henin que venceu por fáceis 6/3 6/2.

No tão esperado confronto, a então campeã do US Open e a sete vezes vencedora de Grand Slams fizeram um jogo dramático. Clijsters salvou dois match points e virou um terceiro set praticamente perdido, o levando para o tie-break. No desempate foi a vez de Henin salvar três match points, mas não o suficiente para impedir o 36o título da carreira de Clijsters.

A questão é, qual o estrago que elas farão no circuito feminino em 2010?

Eu acredito que muito. Primeiro que ano passado vimos um nível muito fraco. Tão fraco que Clijsters vindo de dois anos afastamento venceu um torneio de Grand Slam (de maneira alguma quero tirar os méritos dela), mas não é o tipo de coisa que deve acontecer. Segundo que as duas jogam muito tênis e parecem estar muito motivadas. Eu acho que veremos em breve alguma das duas liderando o ranking, e acredito ser possível ver uma dobradinha belga no ranking também.



Talvez seja cedo para falar. Henin com seus 27 anos e Clijsters aos 26, podem não ter a mesma disposição de antes, contusões podem aparecer, como já aconteceu com Henin que essa semana jogaria o WTA de Sidney, mas desistiu devido um estiramento muscular na coxa e quer se poupar para o Australian Open.

Espero que o retorno das duas ajude a motivar as outras tenistas que ano passado fizeram feio e decepcionaram. Essa semana as principais tenistas do mundo participam do WTA de Sidney. Para você ter uma idéia, a última jogadora aceita na chave foi Alisa Kleybanova, 30a do ranking. Das top 10, nove estão participando.

Vamos aguardar mais uma semana para ver todas em ação no mesmo torneio. O Australian Open tem tudo para ser muito interessante. Há sempre aquela tradicional expectativa para ver quem começará o ano a mil. Por enquanto as belgas estão dando as cartas. Ou seriam os winners?

Um comentário:

  1. Boa noite, possuo um site de Tênis e gostaria de te propor uma parceria. Tens e-mail ou msn? Aguardo contato. marcelokn@gmail.com (e-mail) Abraços,

    ResponderExcluir