quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Preparação para o Rio 2016

Em quase todos os países que são escolhidos para sediar uma Olimpíada, há um boom esportivo muito grande. Um investimento pesado é feito não apenas na infraestrutura da cidade sede, mas como na formação de promessas nas mais diversas modalidades. É visível e claro que esse investimento, se bem feito e continuo, gera muitos frutos e eleva o nível dos atletas do país.

Todos esperam que isso também aconteça no Brasil tendo em vista as Olimpíadas de 2016 no Rio. Eu não sei o que está acontecendo nos outros esportes, mas parece que no tênis, o primeiro esforço foi feito.

Semana passada, 14 tenistas entre 13 e 16 anos, se reuniram em Itajaí, Santa Catarina, para o 1º Encontro Nacional Infanto-Juvenil. Durante o encontro, jogadores passaram por avaliações psicológicas, físicas, fizeram atividades dentro e fora das quadras, além de participar de palestras. Seus treinadores também puderam estar presentes para trocar experiências e acompanhar seus atletas.

A iniciativa da Confederação Brasileira, através do departamento Infanto-Juvenil é preparar esses jovens para a tão sonhada conquista do ouro olímpico. Segundo Patricio Arnold, responsável pelo departamento, a intenção é que esse encontro aconteça ao menos quatro vezes esse ano e possa atingir mais atletas de outras categorias.

Mariana Humberg que faz parte do novo treinamento competitivo do Play Tennis do Morumbi esteve presente entre os 14 atletas.

Eu acho uma boa iniciativa, porém muito pequena. Precisamos mesmo é de um grande e moderno centro de treinamento, já prometido pela CBT, com trabalho contínuo.

Tenho uma opinião muito particular a respeito das Olimpíadas. Quero acreditar e torço para que seja um enorme sucesso. Mas tenho dificuldade em acreditar na seriedade em que as coisas serão feitas. Não digo no tênis, mas em tudo que envolverá a realização desses jogos. E o mais importante é, quando o mundo arrumar suas malas e deixar o Rio após os jogos, como iremos aproveitar esse legado? Será que os milhões ou bilhões investidos, serão abandonados, esses esforços para o crescimento de atletas serão esquecidos e voltaremos a estaca zero? Ou aproveitaremos tudo isso e entraremos numa nova era esportiva onde os inúmeros talentos que esse país tem, serão lapidados e transformados em jóias que brilharão mundo a fora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário