sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

E o show vai começar!

O palco para a primeira grande batalha do ano está pronto e em dois dias o primeiro Grand Slam do ano vai ferver, não só pelo calor australiano, mas pelos grandes jogos e disputas que serão travados nas quadras azuis do Melbourne Park.

Nunca opinar sobre um favorito foi tão difícil. Tanto no masculino quanto no feminino. Muitos são os jogadores que podem ter chances reais de levantar o troféu, e por estarmos no começo da temporada, não se sabe os jogadores que estão chegando com tudo.

Poucos jogadores do primeiro escalão levaram a sério os torneios preparatórios para o Australian Open. Muitos preferiram encher o bolso de grana e jogaram apenas torneios de exibição, como foi o caso de Djokovic, Del Potro, Murray, Tsonga e Verdasco. Com exceção de Murray que jogou a Hopman Cup, os outros escolheram jogar o Kooyong Classic essa semana.

Enquanto isso, Davydenko confirmou sua excelente fase. Foi até Doha e bateu Federer na semifinal e Nadal na final. Sem dúvida é o jogador do momento, mas que nunca conseguiu resultados expressivos em torneios de Grand Slam, sem contar que agora as luzes estão voltadas para ele, e resta a dúvida de como ele lidará com essa pressão?

Pressão é algo que Federer e Nadal estão acostumados. Ambos são sempre favoritos, mas me parece que esse estrelato está um pouco dividido no momento. Talvez porque Federer já tenha provado muito mais do que precisava e agora o que vier é lucro. Nadal porque suas contusões ano passado o tiraram de cena por um tempo, e agora ele corre por trás recuperado de suas lesões. Somado a isso temos a grande quantidade de jogadores que ganharam seu lugar ao sol e estão divindo essa atenção.

Andy Roddick que vem de contusão também fez bonito na primeira semana do ano e ganhou o ATP de Brisbane, derrotando bons jogadores como Berdych e Stepanek.

Independentemente do que os jogadores escolheram fazer nesse começo de temporada, todos citados acima são nomes a serem considerados. Djokovic já foi campeão na Austrália em 2008, jogando a final com Tsonga. Del Potro ganhou o último Grand Slam de 2009 em Nova Iorque. Verdasco fez partida memorável contra Nadal na semifinal ano passado. E Murray, bem o britânico está devendo algo em torneios do Grand Slam, mas apesar do jogo chato e da personalidade chata é um grande jogador.

Em relação a chave, as primeiras rodadas em geral são tranquilas para os cabeças de chave. A vida começa ficar dura mesmo a partir das quartas de final. Aqui são alguns dos confrontos que podemos ver a partir das quartas de final: Federer pode pegar Verdasco ou Davydenko, Djokovic contra Soderling ou Tsonga. Já na parte debaixo da chave podemos ter Roddick contra Del Potro, mas antes poderão ter Gonzalez e Cilic respectivamente. Nadal e Murray devem ir tranquilos até as quartas quando se enfrentam. A verdade é que quem quer ganhar, não pode ficar escolhendo adversário, tem que atropelar quem vem pela frente, mas um pouquinho de sorte não faz mal a ninguém!

No feminino, as duas grandes atrações são as belgas Kim Clijsters e Justine Henin. Clijsters já mostrou seu poder ano passado ao vencer o US Open e ao ganhar o WTA de Brisbane semana passada em cima de sua compatriota. Henin, em seu primeiro torneio depois da aposentadoria, venceu três top 30 e alcançou a final onde duelou de igual para igual com Clijsters. Só não digo que podemos ter uma final belga, pois elas estão do mesmo lado da chave e se encontram nas quartas de final.

No WTA de Sidney realizado essa semana, tivemos nove das dez melhores colocadas do ranking, apenas Venus não participou. O torneio foi vencido por Elena Dementieva, que de certa forma surpreendeu ao derrotar Serena na final. Victoria Azarenka também fez boa campanha ao chegar à semifinal. Por outro lado Wozniack, Jankovic e Zvoraneva decepcionaram e caíram na primeira rodada.

Expectativa para ver Venus e Sharapova que não jogaram nada. Sharapova fez apenas um tour de exibições pela região.

Em relação aos brasileiros. Bellucci tem pela frente o russo Teimuraz Gabashvili, atualmente em 105o lugar no ranking. Em teoria uma partida tranquila. Totalmente ao contrário da segunda partida, onde ele deve enfrentar Andy Roddick. Já Marcos Daniel, pega o colombiano Alejandro Falla, 77o do mundo, jogo difícil, porém com boas chances. Assim como Bellucci, a segunda rodada de Daniel é uma pedreira, o sueco Robin Soderling. Ainda temos a chance de ver um terceiro brasileiro na chave de simples, Ricardo Hocevar que está a uma vitória da chave principal.

Bom Sras. e Srs. façam suas opostas, escrevam seus comentários e opiniões sobre quem são os favoritos para o Australian Open 2010.

Eu coloco minhas fichas em Rafael Nadal. Acredito que ele está com muita vontade de jogar após tanto tempo contundido e de defender seu título. Outro ponto é a importância de ter um físico muito forte para suportar o calor de Melbourne, resistência é algo muito importante. Já no feminino fico com Kim Clijsters. Ela mostrou que está pronta para jogar torneios com partidas melhor de cinco sets, começou o ano com tudo e aparentemente está mais forte e preparada que as outras jogadoras.

Bom torneio à todos!

Um comentário:

  1. Olhe o Davydenko pode até estar em grande forma e ser favorito. E vc pode colocar suas fichas no Nadal. Mas eu quero mesmo que o Djokovic leve.....torço pela simpatia e pelo bom-humor...É isso ai....

    ResponderExcluir